domingo, 15 de novembro de 2009

Ações para ajudar o planeta

Existem três ações básicas que podem ser aplicadas por qualquer pessoa para mudar a maneira de consumir e descartar produtos. Elas são conhecidas por "teoria dos três R's", a qual consiste em reduzir a quantidade de lixo produzido, evitando comprar produtos sem embalagens recicláveis; reutilizar ao máximo esses produtos antes de descartá-los, e reciclar materiais para que possam servir de matéria prima para a fabricação de novos produtos.

Há também uma outra ação muito importante, principalmente para o meio ambiente, que é a separação adequada dos resíduos sólidos diretamente nas fontes produtoras.

Para poder separar bem os resíduos, você precisa saber que existem dois tipos básicos de coleta de lixo: a coleta seletiva que recolhe os materias reutilizáveis e distribui para indústrias de reciclagem, e a coleta comum que recolhe os resíduos que não podem ser reaproveitáveis, chamados de rejeitos, como por exemplo o lixo de banheiro, e encaminha para os aterros sanitários.

Muitas vezes os materiais orgânicos acabam sendo destinados aos aterros sanitários juntamente com os rejeitos, pois muitas pessoas não sabem que eles podem virar adubo para hortas, através de sua decomposição, em um processo conhecido como compostagem.

Faça sua parte, separe seu lixo e consuma somente o necessário, o planeta em que vivemos e as futuras gerações agradeçem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de Visitas

Contador de visita