quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O ciclo da água em Florianópolis

De onde vem a água que abastece nossa casa? Como era e como é o abastecimento de água na Ilha de Santa Catarina?

Vamos às respostas... Amigos leitores do Ressanear.

Até 1909 a população era abastecida por bicas públicas existentes no centro da cidade, no mesmo ano começa a ser implantada as primeiras redes de água. Em 1910 foi inaugurada a primeira adutora trazendo água das represas da Lagoa da Conceição e Itacorubi e em 1922 inaugura a adutora do Rio Tavares. Por 24 anos a ilha foi abastecida por essas três represas. Em 1941 com uma população superior a 24 mil habitantes a bacia do rio Cubatão passa a integrar o abastecimento público de água na cidade.

O abastecimento atual de água em Florianópolis dá-se através de três sistemas principais, denominados:
• Costa Norte;
• Costa Leste-Sul e
• Cubatões-Pilões.
Como mostra o mapa ao lado, disponível no site da Casan.

Sistema de abastecimento de água da Costa Norte

O sistema de abastecimento de água da Costa Norte tem água captada de mananciais subterrâneos através de 22 poços artesianos, localizados na região do Sítio do Capivari, no distrito dos Ingleses e Rio Vermelho no norte da Ilha. Além dos poços o sistema é constituído de estação de tratamento de água, estação de recalque e reservatórios. No inverno atende 64 mil habitantes produzindo cerca de 110 litros por segundo de água tratada, já no verão produz 300 litros por segundo e atende por volta de 130 mil pessoas. O sistema Costa Norte atende aos bairros: Rio Vermelho, Ingleses, Santinho, Ponta das Canas, Canasvieiras, Jurerê Tradicional, Daniela e Ratones.

Sistema de abastecimento de água Costa Leste-Sul

O sistema de abastecimento de água da Costa Leste-Sul tem água captada através de uma barragem de elevação de nível com um canal adutor na Lagoa do Peri, a estação está localizada no Parque Municipal da Lagoa do Peri. A água é tratada seguindo os processos de coagulação, filtração, adição de flúor e desinfecção para então ser encaminhada aos reservatórios e ser distribuídas aos moradores dos bairros: Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Campeche e Pântano do Sul. A produção varia de acordo com as estações do ano, em média 178 litros por segundo no inverno atendendo 102 mil habitantes e 197 litros por segundo no verão para suprir a necessidade de 113 mil pessoas.

Sistema de abastecimento de água Cubatões-Pilões

O sistema de abastecimento de água Cubatões-Pilões capta água através dos rios Vargem do Braço e Cubatões localizados no município de Santo Amaro da Imperatriz. Este sistema abastece a maior parte de Florianópolis atingindo as regiões continentais e centrais da ilha chegando até ao bairro de Santo Antonio de Lisboa na região norte e no bairro Carianos na região sul. Além da ilha o sistema abastece aos municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José e Biguaçu. A produção de água chega a 1.800 litros por segundo atendendo uma população de aproximadamente 700 mil habitantes.

Com exceção do bairro de Jurerê Internacional, todos os demais sistemas de tratamento e distribuição de água na cidade de Florianópolis são de responsabilidade da Companhia de água e saneamento de Santa Catarina – Casan. O abastecimento de água no bairro de Jurerê Internacional é realizado pela empresa particular Habitasul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de Visitas

Contador de visita