quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Que é Esgoto Sanitário?

Segundo a SANEAGO esgotos são os despejos provenientes das diversas modalidades do uso da água, tais com as de uso doméstico, comercial, industrial, de utilidade pública, de áreas agrícolas, de superfície, de infiltração, pluviais, etc e são divididos em duas áreas.

Esgotos Sanitários: São essencialmente domésticos, contendo também águas de infiltração e ainda uma parcela não significativa de despejos industriais, com características bem definidas. Os esgotos domésticos provêm principalmente de residências, edifícios comerciais, instituições ou quaisquer edificações que contenham banheiros, lavanderias ou cozinhas.

Esgotos Industriais: Extremamente diversificados, provêm de qualquer utilização para fins industriais e adquirem características próprias em função do processo industrial empregado.

Como era o Tratamento do esgoto sanitário em Florianópolis?

Quando Florianópolis ainda se chamava Desterro, os esgotos corriam a céu aberto pelas sarjetas da cidade. Em 1910 é dada concessão para a implantação da primeira rede coletora de esgotos sendo inaugurada em 1916, porém, atendia somente a região central da capital. Já em 1920 começam a expandir o serviço e o atendimento chega a aproximadamente 1.950 ligações. Por problemas técnicos a rede parou de funcionar e somente na década de 70 voltou a funcionar e atender mais de 129 mil habitantes. No ano de 1992 tem-se o início das obras da rede Insular para atender os bairros da Beira Mar Norte, Região Central e Sul, Prainha, José Mendes, Sacos dos Limões, Trindade, Santa Mônica, Córrego Grande e Costeira do Pirajubaé.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O ciclo da água em Florianópolis

De onde vem a água que abastece nossa casa? Como era e como é o abastecimento de água na Ilha de Santa Catarina?

Vamos às respostas... Amigos leitores do Ressanear.

Até 1909 a população era abastecida por bicas públicas existentes no centro da cidade, no mesmo ano começa a ser implantada as primeiras redes de água. Em 1910 foi inaugurada a primeira adutora trazendo água das represas da Lagoa da Conceição e Itacorubi e em 1922 inaugura a adutora do Rio Tavares. Por 24 anos a ilha foi abastecida por essas três represas. Em 1941 com uma população superior a 24 mil habitantes a bacia do rio Cubatão passa a integrar o abastecimento público de água na cidade.

O abastecimento atual de água em Florianópolis dá-se através de três sistemas principais, denominados:
• Costa Norte;
• Costa Leste-Sul e
• Cubatões-Pilões.
Como mostra o mapa ao lado, disponível no site da Casan.

Sistema de abastecimento de água da Costa Norte

O sistema de abastecimento de água da Costa Norte tem água captada de mananciais subterrâneos através de 22 poços artesianos, localizados na região do Sítio do Capivari, no distrito dos Ingleses e Rio Vermelho no norte da Ilha. Além dos poços o sistema é constituído de estação de tratamento de água, estação de recalque e reservatórios. No inverno atende 64 mil habitantes produzindo cerca de 110 litros por segundo de água tratada, já no verão produz 300 litros por segundo e atende por volta de 130 mil pessoas. O sistema Costa Norte atende aos bairros: Rio Vermelho, Ingleses, Santinho, Ponta das Canas, Canasvieiras, Jurerê Tradicional, Daniela e Ratones.

Sistema de abastecimento de água Costa Leste-Sul

O sistema de abastecimento de água da Costa Leste-Sul tem água captada através de uma barragem de elevação de nível com um canal adutor na Lagoa do Peri, a estação está localizada no Parque Municipal da Lagoa do Peri. A água é tratada seguindo os processos de coagulação, filtração, adição de flúor e desinfecção para então ser encaminhada aos reservatórios e ser distribuídas aos moradores dos bairros: Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Campeche e Pântano do Sul. A produção varia de acordo com as estações do ano, em média 178 litros por segundo no inverno atendendo 102 mil habitantes e 197 litros por segundo no verão para suprir a necessidade de 113 mil pessoas.

Sistema de abastecimento de água Cubatões-Pilões

O sistema de abastecimento de água Cubatões-Pilões capta água através dos rios Vargem do Braço e Cubatões localizados no município de Santo Amaro da Imperatriz. Este sistema abastece a maior parte de Florianópolis atingindo as regiões continentais e centrais da ilha chegando até ao bairro de Santo Antonio de Lisboa na região norte e no bairro Carianos na região sul. Além da ilha o sistema abastece aos municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José e Biguaçu. A produção de água chega a 1.800 litros por segundo atendendo uma população de aproximadamente 700 mil habitantes.

Com exceção do bairro de Jurerê Internacional, todos os demais sistemas de tratamento e distribuição de água na cidade de Florianópolis são de responsabilidade da Companhia de água e saneamento de Santa Catarina – Casan. O abastecimento de água no bairro de Jurerê Internacional é realizado pela empresa particular Habitasul.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O Lixo em Florianópolis

O serviço de remoção de lixo em Florianópolis teve inicio em 1877 e era executado por particulares com carroções puxados a burro. Mais tarde, em 1914, para acabar com o acúmulo de lixo nas praias foi construído próximo á Ponte Hercílio Luz, "o forno do lixo", que funcionou por muito tempo queimando os resíduos da Capital.

Com o aumento da população e da produção de resíduos, em 1958, surgiu o "lixão da cidade". Os lixos sólidos passaram a ser dispostos no Manguezal do Itacorubi, em uma área de aproximadamente 12 hectares, durante mais de 30 anos, acarretando sérios problemas de saúde pública e de degradação do mangue. Foi desativado em 1990, graças à pressão do povo.

Nesta área hoje funciona o Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS), com Estação de Transbordo da Comcap, Centro de Triagem (gerenciados por associações de catadores), Espaço de Educação Ambiental ( Projeto Estação Digital Florianópolis- credenciado pelo Banco do Brasil em que o pessoal da cooperativa se interagem com a Informática) e o Museu do Lixo.

Todo o resíduo recolhido pela limpeza pública passa pela Estação de Transbordo da Comcap e segue para o Aterro Sanitário, localizado no município de Biguaçu. Conforme Maria Prá, educadora ambiental da Comcap, os caminhões que passam pelo Centro de Transbordo, transportam aproximadamente 400 toneladas de lixos comuns, sendo que 36% desses são recicláveis e 45% são orgânicos. São 20 veículos por dia, e cada um deles, levam aproximadamente 18 toneladas de lixos.

Fonte dos dados históricos: Revista “Considerando mais o Lixo”, 2° edição- elaborada pela Comcap.
Foto: Site Casan, adaptada por Josiane Manoel.

domingo, 25 de outubro de 2009

Incentivo ao reaproveitamento

As empresas de Santa Catarina que reutilizam materiais na sua produção, terão desconto de 75% no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Assim, o Governo Estadual visa incentizar o reaproveitamento de produtos e melhorar a remuneração dos coletores de materiais recicláveis.

Segundo matéria da RBS TV, o quilo desse tipo de material desvalorizou 70% devido a crise mundial, sendo que hoje, por exemplo, um quilo de garrafa pet é vendido por R$ 0.50, caso fosse repassado diretamente as empresas, esse valor poderia duplicar.

Rios da Capital precisam de atenção

As principais causas de deteriorização dos rios e dos mares é a poluição, contaminação por poluentes e esgotos.

Apesar da Estação de Tratamento de Esgoto da Casan na Avenida Beira-mar Norte, em Florianópolis, absorver grande parte do esgoto produzido pelos grandes empreendimentos comerciais e residenciais do centro da cidade, o esgoto não tratado ainda é lançado ao mar, pois esses são vindos dos rios que percorre nos bairros da Capital, devido ao acúmulo de lixos e a falta de saneamento básico.
Além de poluir o mar, o esgoto prejudica a saúde de muitas pessoas que vivem à margem dos rios, como é o caso dos moradores do bairro Jardim Atlântico.

Rosemeri Mendonça de Oliveira, 40 anos, auxiliar de cozinha, mora ás margens do Rio do Bairro Jardim Atlântico. Segunda ela, os moradores não tem atendimento especializado da CASAN e sofrem com o mau cheiro. Afirma ainda que não tem conhecimento sobre casos de doenças originadas da poluição, mas se previne contra insetos e roedores vindos do rio. Sua vizinha, Célia Regina, 46 anos, empregada doméstica, diz ainda:
“Quando o rio enche, o cheiro ruim é mais forte”.


Fotos: Equipe Ressanear.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Reciclagem ou Reutilização?

Reciclagem é o resultado de uma série de atividades, que incluem a reparação, coleta e processamento do lixo que seria descartado. Com isso, evita-se a retirada excessiva de recursos da natureza, muitas vezes não renováveis, como por exemplo o petróleo utilizado na fabricação dos plásticos. Além de diminuir a quantidade de lixo que será incinerada ou depositada em aterros sanitários.

São reciclados somente os materiais que podem voltar ao seu ciclo de produção original para servirem de matéria prima para novos produtos com as mesmas características. Dentre o papel, o plástico, o vidro, o metal, apenas este pode ser realmente reciclado, os demais são reutilizados na fabricação de novos produtos.

Mas você deve estar se perguntando, e o papel reciclado? O papel chamado reciclado não possui as mesmas características e composições daquele que saiu das indústrias. Podemos observar isso, pela cor e textura que possuem, nada parecida com a "original". Assim o papel reciclado é produzido a partir de uma base feita do papel primeiramente beneficiado.

domingo, 18 de outubro de 2009

O que é saneamento básico?

Saneamento básico é um conjunto de procedimentos que visa proporcionar uma vida mais saudável para moradores de uma região, com o tratamento de água e esgoto, limpeza pública, coleta de resíduos sólidos e orgânicos para serem corretamente destinádos aos aterros sanitários, além da coleta seletiva de materiais recicláveis. Essas medidas são essenciais para garantir uma melhor qualidade de vida, evitar a proliferação de doenças causadas pela má higiene e preservar o meio ambiente.

Em Florianópolis, a empresa responsável pelos serviços de distribuição de água e tratamento de estogo é a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) e a responsável pela limpeza pública e coleta de resíduos é a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap).

sábado, 10 de outubro de 2009

Apresentação

O Blog Ressanear é destinado a divulgação de assuntos relacionados ao Saneamento Básico de Florianópolis. Além de divulgar e informar, retrataremos o tema abordado junto à população.
A principal meta deste é compartilhar ideias e trabalhos com pessoas e instituições que se preocupam com educação ambiental.

A equipe Ressanaer é composta por três acadêmicos da segunda fase do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.

Joel Hallow, 21 anos, é Técnico de Saneamento formado pelo Cefet SC e Auxiliar Administrativo. Pretende unir as duas áreas de estudo em prol da sociedade.

Josiane Teixeira, 19 anos, é monitora de telemarketing.

Priscilla Lüdtke, 18 anos, é também estudante de
meteorologia pelo IF-SC.

Foto: Mariáh Rila.

Contador de Visitas

Contador de visita